Analogia entre o auto da abarca do inferno e o auto da compadecida
Fonte do texto a seguir: http://recantodasletras.uol.com.br/visualizar.php?idt=464443
..
Embora descritos em movimentos literários diferentes, os dois autos apresentam pontos em comum, como a presença marcante da religião.
.
O Auto da Barca do Inferno é elaborado no período literário denominado Humanismo ou primeiro Renascimento (segunda época medieval) e o Auto da Compadecida foi escrito na 3a fase do período Modernista da Literatura Brasileira.
.
Os dois autos apresentam o conflito entre o bem e o mal com ápice no momento do julgamento.
.
O Auto da Barca do Inferno e o Auto da Compadecida não apontam presença de crença em vários deuses; mas no Auto da Compadecida há um momento de apelação à Nossa Sra e eis que surge a Compadecida.
.
O Julgamento é o momento em que todos têm suas vidas expostas e são julgados em vida ou após a morte por seus atos cometido em vida.
.
No Auto da Barca do Inferno e no Auto da Compadecida há uma flexibilidade nos julgamentos, pois nota-se que os personagens são sabiamente ouvidos e absolvidos, tendo até mesmo uma segunda chance de vida, como é o caso de João Grilo do Auto da Compadecida. Portanto, há semelhanças em ambos os autos: o conflito religioso; a crítica à sociedade (soberba, avareza...); a exaltação da religião e a falta da moral religiosa.
.
1 - AUTO DA BARCA DO INFERNO
.
1.1. BREVE RESUMO DA OBRA LITERÁRIA
.
O período situado é chamado de humanismo gótico ou segunda época medieval ou primeiro renascimento.
.
Os personagens desempenham um nítido papel de representação social, em todas as suas camadas (clero, nobreza, povo).
.
Este Auto mostra as almas do mortos que estão à espera das embarcações que o levarão, conforme suas virtudes e vícios, para o céu ou inferno.
.
O barqueiro do inferno e do céu esperam em uma barca os condenados e os agraciados, onde cada condutor se encontra na proa. Os que morrem chegam e são acusados pelo