Analogia do filme “nanny mcphee” com gestão de pessoas
1848 palavras
8 páginas
ANALOGIA DO FILME “NANNY MCPHEE” COM GESTÃO DE PESSOASFaculdade Metropolitana de Marabá - CEMAR
Administração/Finanças (FIN 41)- Administração de Recursos Humanos
27/04/2011.
RESUMO
O filme “Nanny McPhee” (A Babá Encantada) fornece cenas onde se podem perceber alguns conceitos de gestão de pessoas, seus objetivos e os seis processos segundo Chiavenato. A análise da família como uma organização, visualizou as pessoas como recursos ou como parceiros. Há cenas em que os papéis do Senhor Brown, da criada Evangeline, da cozinheira e da babá Nanny McPhee os fazem desempenhar o papel de gestores de pessoas. Utilizando dos conteúdos sobre o subsistema de aplicação de RH - desenho, modelos, descrição e análise de cargos. E aprendizagem e mudança organizacional.
Palavras-chave: Organização. Comportamento. Pessoas.
1 INTRODUÇÃO
A analogia feita entre o filme “Nanny McPhee” (A Babá Encantada) com os vários conceitos de gestão de pessoas trouxeram uma abordagem interessante ao assunto. São feitas analises de comportamento dos personagens e depois um comparativo a administração de pessoas.
As cenas são correlacionadas com os conceitos sobre gestão de pessoas: objetivos e processos. O estudo mostra como estava à administração daquela família enquanto organização. Se as pessoas eram tratadas como recursos ou parceiros, e mostra as diferenças na gestão do pai das crianças (Cedric Brown), da criada Evangeline, da cozinheira e da babá McPhee.
Com base na análise, descrição, especificação e desenho de cargos. Foi analisado o papel do filho mais velho (Simon) e como ele gerenciou a distribuição de cargos e tarefas entre os seus irmãos. E por fim uma análise dos níveis de aprendizagem x mudança dos personagens, do início ao final do filme.
2 A ADMINISTRAÇÃO DA FAMÍLIA BROWN COMO ORGANIZAÇÃO
A gestão de pessoas é uma área muito sensível à mentalidade que predomina nas organizações. Ela é contingencial e situacional,