Analogia De Sócrates , Platão e Aristóteles no Direito
Surgimento e definição do Conceito Justiça na política grega:
A justiça iniciou na época grega no final do século VI até o final do século V A.C.
O contexto da sociedade grega no qual está inserido os filósofos, é um período marcado pela desagregação interna das polis, onde impera a demagogia, onde está estabelecido uma crise de ordem moral e é exatamente neste cenário que os esforços intelectuais de Sócrates, Platão e Aristóteles devem ser entendidos.
É oportuno observar que essas questões remontam à 469 A.C na figura de Sócrates que preconizava: “A justiça deve ser o bem de todos e não o bem do mais esperto e injusto ou do mais forte”. Isto levou a concluir que Sócrates tinha um pensamento que o homem seria a Alma racional, que agiria conforme a razão aonde era ressaltado a ética (normas de cada polis sociedade) e os costumes morais para cada um.
Para Sócrates a alma seria uma representação de um corpo aonde era dividida em três partes: a cabeça sendo a RAZAO, na região superior o coração sendo a COLERA e por fim os desejos sendo representada a parte inferior.
A idéia de que o elemento superior a RAZAO governa a maior parte assim lutando contra os desejos ou a cólera.
Qual o significado de Justiça nos tempos atuais?
De acordo com o Novo Dicionário Aurélio, a palavra Justiça pode ser definida como virtude que consiste em dar a cada um, em conformidade com o direito, o que por direito lhe pertence.
Como se opera a Justiça nos dias atuais?
A partir dessas reflexões podemos definir que, a justiça nos tempos de hoje é considerada a mesma, que temos a justiça com o mesmo fundamento, porem se estabelece junto com a ética e também os costumes morais de uma sociedade.
Para podermos entender melhor o surgimento da Justiça, Platão era o grande filosofo que iniciou com sua definição mais