analize institucional
Os pensadores institucionais dedicaram-se a estudar como foi se desenvolvendo os mecanismos de controle social ao longo do tempo. O enfraquecimento do poder absolutista, partir do século XVII, impõe grandes transformações na forma de controlar a sociedade. A sociedade de controle, assim chamada por Foucault , condicionam e dominam os desejos humanos, desarticulando toda tentativa de ultrapassar, romper, suas estruturas. Esse desejo para o institucionalismo é o impulso que nos relaciona com a realidade, pois possibilita as diversas formas de manifestações individuais e coletivas. Dessa forma acredita na constante potencia humana de dar resposta aos diversos contextos e transformações externas. A proposta do institucionalismo então é a de produzir condições sociais que possibilitem a manifestação e realização desses desejos.
O Movimento Institucionalista concebe a sociedade como uma rede de instituições “que se interpenetram e se articulam entre si para regular a produção e a reprodução da vida humana sobre a terra e a relação entre os homens”, essas instituições, seriam um conjunto de leis e princípios que prescrevem ou proscrevem comportamentos e valores, ou seja, dizem o que deve ser, o que não deve e o que é indiferente. As instituições são entidades abstratas.
Sendo esse o modo como a sociedade se organiza é questionado pelo MI a supervalorização do conhecimento cientifico que pretensamente pretende garantir uma ação mais objetiva sobre realidade em detrimento dos conhecimentos ditos ‘’populares’’. Esse saber é considerado, pelo pensamento moderno como, “rudimentar e inadequado”. Surge a partir dessa conclusão o conceito de ‘’expert’’ , que seria aquele indivíduo que, com formação cientifica, oferece uma condição privilegiada para falar sobre um determinado assunto por conta da legitimação dos seus conhecimentos considerados universais capazes de diagnosticar e intervir sobre problemas diversos . Essa