Analize das diretrizes do ensino integral
INTRODUÇÃO
O acesso a escola para todos existe mas não funciona em relação a permanencia do ensino médio. Segundo informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2011, 16,3% dos jovens brasileiros de 15 a
17 anos estão fora da escola. Na faixa 11 dos 18 aos 24 anos, esse número salta para seis a cada dez (62,2%) dos jovens, e no grupo etário de 15 a 17 anos, só 51% cursam o Ensino Médio.
Pernanbuco tem esse tipo de ensino desde 2004, depois mais para frente o texto descorre como é importante a formação dos docentes e demais profissinais para atender as demandas do projeto e dos alunos. Faz a concepção do tempo ser importante e muito para alunos e professores crescerem juntos. Deixa claro as 40 horas semanais e a faz cobranças de responsabilidades dos professores sempre colocando o apoio social que este tem de fazer.
Finalmente, o Programa Ensino Integral tem como aspectos : 1) jornada integral de alunos, com currículo integralizado, matriz flexível e diversificada; 2) escola alinhada com a realidade do jovem, preparando os alunos para realizar seu Projeto de Vida e ser protagonista de sua formação; 3) infraestrutura com salas temáticas, sala de leitura, laboratórios de ciências e de informática e; 4) professores e demais educadores em Regime de Dedicação Plena e Integral à unidade escolar. Os 4 príncipios do modelo pedagógico são: A Educação Interdimensional, A Pedagogia da Presença, Os 4 Pilares da Educação para o Século XXI e o Protagonismo Juvenil. Faz uma resalva pela partiçapão de todos o funcionários e alunos e apresenta o grande diferencial do programa que é o Protagonismo Juvenil.
Com a participação de especialistas e professores do Ensino Médio levantou-se assim uma discussão de como deveriam ser elaboradas as primeiras versões dos materiais desenvolvidos e também o principal objetivo a ser alcançado na construção dos materiais.
Programas a serem trabalhados com alunos e