Analitica
I. MATERIAIS E REAGENTES: PRIMEIRA PARTE
Balança Analítica
Vidro de Relógio
Espátula
Pisseta
Erlenmeyer de 100 ml e 250 ml
Cilindro de 1000 ml
Bastão de Vidro
Bureta de 50 ml
REAGENTES
NaOH
Biftalato de Potássio
Fenolftaleína (Indicador)
METODOLOGIA: PRIMEIRA PARTE:
a) PADRONIZAÇÃO DA SOLUÇÃO NAOH (0,1 MOL/L)
Foi pesada na balança analítica, a massa de aproximadamente 4,2 g de NaOH, tarando-se a balança inicialmente, adicionou-se a massa a um vidro de relógio, com auxilio de uma espátula, foi regulando-se ate alcançar a massa almejada, esperou-se a massa normalizar, anotou-se o resultado.
Dissolveu-se em 400 mL de água destilada fria, adicionando-se com auxilio da pisseta, transferindo-se a massa para um erlenmeyer de 100 ml e em seguida, adicionando-se a agua destilada, dissolvendo-se a massa.
METODOLOGIA: PRIMEIRA PARTE:
PADRONIZAÇÃO DA SOLUÇÃO NAOH (0,1 MOL/L)
Transferiu-se a solução para um cilindro de 1000 ml e completou-se o volume com agua destilada, adicionada através da pisseta, em seguida homogeneizou a solução com um bastão de vidro.
Guardou-se a solução em um frasco de plástico, identificado com porções da solução preparada anteriormente.
b) PADRONIZAÇÃO DA SOLUÇÃO DE NaOH COM BIFTALATO DE POTÁSSIO
Pesou-se a massa de biftalato de potássio compreendida no intervalo 0,5000g a 0,6000g, seco em estufa a 120oC tarando-se a balança inicialmente, adicionou-se a massa a um vidro de relógio com auxilio de uma espátula, e foi regulando-se ate alcançar a massa almejada, esperou-se a massa normalizar, anotou-se o resultado. Em seguida transferiu-se para um erlenmeyer de 250 ml.
Dissolveu-se a massa em 25 mL de água destilada e adicionou-se 3 gotas do indicador fenolftaleína. Lavou-se a bureta 3 vezes com porções de 5 mL da solução de NaOH preparada anteriormente, encheu-se a bureta até 1 a 2 cm acima do zero e ajustar o volume a 0 mL. Iniciou-se o processo de titulação