Analisesemiotica1
2934 palavras
12 páginas
INTRODUÇÃOA linguagem desempenha papel fundamental em todos os momentos da nossa vida, pois é através dela que nos comunicamos e que a experiência humana é transmitida, o homem utiliza-se da linguagem para se expressar e manifestar suas emoções e pensamentos, podendo interagir e fazer diferentes leituras do mundo que o cerca, neste sentido, o ser humano está rodeado de diferentes linguagens sendo elas verbais e não verbais.
A linguagem, portanto, pode ser referida às diversas formas sociais de comunicação, considerando que os indivíduos sociais se comunicação de diferentes maneiras, como por exemplo, através da leitura, produção de formas, assim como, movimentos, sons, cores e etc. Neste sentido, segundo Santaella:
“[...] nos comunicamos e nos orientamos através de imagens, gráficos, sinais, setas, números, luzes... Através de objetos, sons, músicas, gestos, expressões, cheiro e tato, através do olhar, do sentido e do apalpar. Somos uma espécie animal tão complexa quanto são complexas e plurais as linguagens que nos constituem como seres simbólicos, isto é, seres de linguagem” (SANTAELLA, 2007, p.10).
Com isso, desde o princípio o homem procurou meios para comunicar-se, recorreu a modos de expressões como danças, músicas, cerimônias, assim como, expressou-se através de desenhos, pinturas, esculturas. Dessa forma, podemos considerar que existem diversas formas de linguagem e segundo Santaella (2007) quando falamos de linguagem queremos nos referir a uma gama intricada de formas sociais de comunicação e de significação que chega incluir linguagens verbais e não verbais.
Consideraremos, portanto, que não nos comunicamos somente através de palavras e que procuramos diversas maneiras de manifestar a linguagem. Outra forma de manifestação da mesma é através de imagens, desde muito cedo o homem se utilizou da imagem para se expressar e comunicar-se, como por exemplo, através de pinturas ou desenhos em rochas. Atualmente, consideramos extremamente natural encontrarmos a