Analises Financeiras
RESUMO
SITUAÇÃO LÍQUIDA
Como dito anteriormente, a partir de sua constituição, a empresa assume uma obrigação com os sócios. Esta obrigação denomina-se Situação Líquida e pode ser Positiva, Negativa, ou Nula.
Situação Líquida Positiva => ATIVO > PASSIVO (obrigações com terceiros)
Situação Líquida Negativa => ATIVO < PASSIVO (obrigações com terceiros)
Situação Líquida Nula => ATIVO = PASSIVO (obrigações com terceiros)
Tendo em vista que toda aplicação de recursos precisa de uma origem, o total do ATIVO sempre será igual ao total do PASSIVO somado ao Patrimônio Líquido cbx.
EQUAÇÃO PATRIMONIAL BÁSICA
ATIVO = PASSIVO + PATRIMÔNIO LÍQUIDO
BENS E DIREITOS = OBRIGAÇÕES COM TERCEIROS + OBRIGAÇÕES COM SÓCIOS Tendo em vista as diversas transações realizadas pelas empresas, faz-se necessário a criação de um método de controle e organização para cada movimentação. Para cada movimentação ocorrida serão utilizados ao menos duas contas. Como exemplo podemos citar o ato de constituição de uma empresa, com o aporte de capital que vai diretamente para o caixa da empresa. A primeira conta à ser utilizada é a CAPITAL e logo em seguida utilizamos a conta CAIXA.
É importante ressaltar que uma conta pode ser debitada ou creditada, dependendo da sua natureza ou do fato ocorrido. As contas do Ativo possuem natureza devedora, logo, um aumento positivo (entrada de recursos) destas contas correspondem à um lançamento à débito (lado esquerdo), enquanto que um lançamento negativo (saída de recursos), correspondem a um lançamento à crédito (lado direito). As contas do Passivo possuem por sua vez, natureza credora, logo, uma entrada de recurso corresponde a um lançamento à crédito, enquanto que uma diminuição do recurso, corresponde a um lançamento à débito.
O Patrimônio Líquido de uma empresa é o somatório de todo o recurso próprio da empresa
As contas podem ser divididas em:
Contas Patrimoniais: representam bens, direitos e