analises bromatologicas
Por Thiago Fronza
Quando falamos de bromatologia, podemos entender que ela está relacionada ao estudo dos alimentos em sua constituição qualitativa ou quantitativa, ou seja, a compreender o que constitui um alimento e quais as consequências que cada um destes constituintes vai trazer ao organismo. Mas, a bromatologia não se limita somente a isso, ela é uma ciência importantíssima no estudo da alimentação e dos produtos alimentícios e que permite entender como cada produto reage tanto no meio externo quanto dentro do organismo.
Atualmente, todas as grandes empresas do ramo alimentício e até mesmo as menores estão extremamente preocupadas com a qualidade dos produtos que são oferecidas. As análises bromatológicas permitem que o Biomédico trabalhe no controle de qualidade destas empresas estudando os produtos alimentícios, descobrindo maneiras de conservá-los e garantir sua qualidade além de desenvolver novos métodos e promover alterações para tornar os alimentos mais resistentes e satisfatórios. Além do controle de qualidade, há as áreas de processamento e armazenagem dos alimentos processados, sempre analisando e buscando desenvolver formas e métodos de tornar o processo de maior qualidade.
O estudo destes alimentos dá-se por meio das análises de sua constituição química, propriedades físicas, presença de agentes toxicológicos ou adulterantes, além dos seus valores nutricionais e energéticos quando em ação no organismo.
A ciência da Bromatologia e o Biomédico como Analista Bromatológico estão intensamente envolvidos na saúde e na qualidade de vida das pessoas de forma direta, pois atua em todos os processos da elaboração, processamento, embalamento e transporte dos alimentos, cuidando para que todos os passos estejam de acordo com as normas e os padrões de segurança. Os alimentos são a máquina do mundo, impulsionando a ação de todas as outras coisas e chegando a quase todos os lugares. Devido a