Analise
Iodimetria-Iodometria (titulações que envolvem Iodeto-Iodo)
O potencial de redução normal do sistema reversível : I2 (sólido) + 2e- = 2Ié 0,5345 volt. A equação acima se refere a uma solução aquosa saturada na presença de iodo sólido; esta reacção de eléctrodo ocorrerá, por exemplo, no final de uma titulação de iodo com um agente oxidante como o permanganato de potássio. Próximo ao princípio, ou na maior parte da titulação iodométrica, quando está presente um excesso de íon iodeto, forma-se o ião triiodeto: I2 (aq) + I- = I3- porque o iodo é prontamente solúvel numa solução de iodo. Uma melhor expressão da reacção de eléctrodo é I3-+2e-=3I- .
Permangonometria:
Permanganometria é uma das técnicas usadas em análise quantitativa em química. É uma titulação redox e envolve o uso de permanganatos e é usada para estimar-se a quantidade de analito presente em uma amostra química desconhecida.
Dicromatometria
(Oxidações com dicromato de potássio (K2Cr2O7) )
A Dicromatometria tem as suas vantagens e desvantagens. Desvantagem: - o dicromato de potássio não é um oxidante tão poderoso quanto o permanganato de potássio (compare os potenciais de redução) Vantagens: - Pode ser obtido puro - É estável até seu ponto de fusão e, portanto, um excelente padrão primário. - As suas soluções aquosas são estáveis indefinidamente se forem protegidas contra a evaporação. - O dicromato de potássio só é utilizado em meio ácido; é rapidamente reduzido, à temperatura ordinária, a um sal de cromo (III) verde. - Não é reduzido por ácido clorídrico frio, desde que a concentração do ácido não exceda 1 ou 2 M. - Soluções de dicromato são, também, menos reduzidas por matéria orgânica do que as de permanganato, e são