Analise
Segundo Assaf Neto ( 2002, p. 54),
O raciocínio básico da análise de balanços desenvolve-se por meio de técnicas oriundas de diferentes áreas do saber (contabilidade, matemática e estatística, principalmente). Essas técnicas apresentam uso bastante generalizado e sofrem periodicamente um processo natural de aprimoramento e sofisticação.
As técnicas de análise de balanços são as ferramentas principais para o desenvolvimento da avaliação econômico-financeira de uma empresa. Porém, nem sempre tão confiáveis, pois estas sofrem constantes modificações e dependem, exclusivamente, das informações extraídas dos demonstrativos contábeis e financeiros, sendo estes responsáveis diretos pela correta ou
mesmo aproximada avaliação da entidade.
As principais técnicas de análise de balanços são:
ü Análise Horizontal
ü Análise Vertical
ü Indicadores Econômico-financeiros
Nesse estudo, dar-se-á ênfase a análise dos indicadores econômico-financeiros, através da leitura do Balanço Patrimonial e DRE da empresa em questão.
2.3 O SISTEMA DE INFORMAÇÃO E A ANÁLISE DE BALANÇOS
Segundo Padoveze (1997, p. 46),
As técnicas básicas de análise de balanço são facilmente incorporadas ao sistema de informação contábil. O importante da incorporação dessas técnicas é a possibilidade de avaliarmos continuadamente o comportamento dos indicadores financeiros da companhia.
O sistema de informações contábeis é de fundamental importância para a continuidade da análise dos indicadores de desempenho econômico-financeiros, pois facilita a metodologia de comparações dos indicadores em períodos subseqüentes, e, conseqüentemente, possibilita uma maior organização do processo de análise e o melhor entendimento da situação da empresa pelos usuários das informações.
3- METODOLOGIA DE ANÁLISE DE CRÉDITO
A avaliação do risco de crédito é reflexo da multiplicidade, qualidade e origem