analise
TRABALHO ANÁLISE DO DISCURSO
ANÁLISE DA REVISTA SUPERINTERESSANTE
RAQUEL DELIA DA SILVA
SÃO PAULO – 2014
ARTIGO CAPA SUPERINTERESSANTE
1. Objetivo
O presente artigo pretende realizar uma breve analise modal da imagem da capa da revista Superinteressante do mês de maio/2014 edição 333, intitulada “NAZISMO S/A”.
2. Justificativa
A compreensão de um texto como todo depende de diversos fatores, entre eles, as imagens e sua apresentação. Neste sentido, a apresentação de uma revista deve buscar tanto pela criatividade como sua intenção. Desta forma, compreendemos que a imagem é parte significativa tanto para apresentar, como instigar o leitor a interessar-se pela matéria.
Nossa análise se baseia em um breve estudo que define as categorias da análise multimodal, isto é, da análise de imagens em seu aspecto composicional. Observando como a imagem se apresenta em sua informação, saliência e enquadramento aplicado pelas linhas editorias da revista. Entretanto não há uma metodologia fechada e pré-determinada a ser seguida, mas sim, um amplo leque de opões que o próprio pesquisador pode propor.
Em nosso objeto de análise, se destacam a silhueta de Adolfo Hitler em cor branca e seu cabelo e colarinho em cor preta. Na linha dos olhos a frase NAZISMO S/A em letra bastão maiúscula na cor vermelha. E como “marco”, seu bigode em forma de código de barras.
A análise busca compreender os efeitos de sentido reforçados na linguagem publicitária. Linguagem esta que tem suas próprias características. Não deixando de levar em conta o contexto, a ideologia e criação da mensagem em um anunciado publicitário (no caso a revista), que não deixa de primar pelo alto teor de informação, intencionalidade e persuasão.
3. Visão teórica da análise do discurso
Para Orlandi, a Análise do Discurso significa compreender como os objetos simbólicos produzem sentidos, analisando assim os próprios gestos de