analise
2.5
MOTIVAÇÃO
O conceito de motivação é utilizado em diversos sentidos, mas de modo geral como explica Chiavenato (2002, p.80), “motivoé tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a uma propensão a um comportamento específico”.
Então podemos dizer que, no ambiente organizacional o motivo são todas as atitudes provenientes da organização, dependendo quais ações a empresa toma, as atitudes dos colaboradores poderão variar, consequentemente a sua motivação. O problema é que, as pessoas são diferentes no que se refere à motivação, as necessidades variam de indivíduo para indivíduo, sendo difícil para a empresa mensurar quais são as necessidades de cada colaborador.
Chiaven ato (2002, p.81) descreve um modelo de motivação, onde esse conceito depende basicamente de três variáveis. Esse modelo de motivação pode produzir centenas de resultados, pois depende da percepção, das necessidades e da cognição de cada pessoa.
Chiavenato (2004),define que a motivação possui um ciclo motivacional, na qual esse ciclo possui diversas etapas. Primeiramente, o ciclo começa com o surgimento de uma necessidade esse sentimento causa ao indivíduo um estado de desconforto, insatisfação. Se o individuo conseguir satisfazer essa necessita de, o mesmo volta ao estado inicial até que surja novamente uma necessidade, iniciando o ciclo novamente.
Contudo, se a necessidade do indivíduo não é satisfeita, o mesmo encontra uma barreira, e faz com que compense essa necessidade de algum outro modo.
Chiavenato (2004),cita uma das teorias mais conhecidas sobre motivação relacionada com as necessidades do indivíduo. A teoria das necessidades segundo Maslow