ANalise
O campo deste tipo de motor é ligado em série com a armadura . A velocidade varia de um valor muito alto com uma carga leve até um valor bem baixo com a carga máxima. O motor série é conveniente quando parte com cargas pesadas ligadas a ele (guindastes e guinchos), porque com altas correntes na armadura ele produz um torque elevado e funciona em baixa rotação (Fig. 4-8(b)). Sem nenhuma carga, a velocidade de um motor série aumentará ilimitadamente até o motor se destruir. Entretanto, os grandes motores série são geralmente ligados diretamente à carga e não através de correias ou polias.
O motor série tende a ter um conjugado extremamente elevado em baixas rotações e uma velocidade bastante elevada quando o motor é descarregado. As perdas rotacionais contribuem para limitar a rotação do motor à vazio. É recomendado que o motor CC série parta com carga, pois com o torque elevado na partida, sem carga, eles tendem a atingir velocidades que podem resultar na destruicão do motor. O motor CC série é excelente em aplicações em que há uma alta carga de inércia, como trens e aplicações com forte tração.
Motor c.c. com excitação série O enrolamento de campo está conectado em série com o enrolamento do rotor.
o motor série pode trabalhar em regimes de sobrecarga, sendo o aumento do consumo de corrente relativamente moderado. Esta propriedade é essencialmente valiosa para a tração elétrica, acionamentos de guindaste, etc. Deve-se ter em conta que no caso da redução da carga, a velocidade do motor se torna tão grande que as forças centrífugas podem destruir o seu induzido. Por isso, quando a tensão é nominal, não se deve colocar em funcionamento o motor com uma carga muito reduzida.
Bobinas de campo estão em série com o enrolamento da armadura
Só há fluxo no entreferro da máquina quando a corrente da armadura for diferente de zero (máquina carregada)
Conjugado é função quadrática da corrente, uma vez que o fluxo é praticamente proporcional à