Analise
Teorias
Crenças básicas
Hereditariedade ou ambiente
Ativo ou passivo
Freud
Freud elabora uma teoria da personalidade que se tornou definitiva e que constituiu uma verdadeira revolução quanto ao modo de estruturação do nosso psiquismo. O Ego é o conceito que Freud utiliza para designar o conjunto de processos psíquicos e de mecanismos através dos quais o organismo entra em contacto com a realidade objetiva.
O aspecto mais importante da sua teoria é o conceito de Inconsciente dinâmico, vários processos mentais inconscientes interagem determinando, sem que nos apercebamos, pensamentos, sentimentos e comportamentos.
Passivo, pois o ambiente em que ele vive influenciará o que no adulto em que se tornará.
Erikson considera o ser humano como um ser social, antes de tudo, um ser que vive e sofre pressão e a esta pressão influencia sua vida.
Os Estágios psico-sociais descrevem algumas crises pelas quais o ego passa, ao longo do ciclo vital. Estas crises seriam estruturadas de forma que, ao sair delas, o sujeito sairia com um ego mais fortalecido ou mais frágil, de acordo com a sua vivencia de conflito, e esse final de crise influenciaria diretamente o próximo estágio, de forma que o crescimento e o desenvolvimento do individuo estaria completamente imbricado no seu contexto social, palco destas crises.
A Teoria psicossocial em análise enfatiza o conceito de identidade, as qual se forma no 5° estágio, com Erikson o conceito de Ego emerge com uma concepção ampliada, na qual assume novas dimensões, sendo considerado criativo devido a sua versatilidade para resolver os diferentes surgidos em cada estágio. Erikson Reconheceu a contribuição de Freud para a compreensão do desenvolvimento.
Piaget
Crença é uma característica do primeiro estágio do julgamento moral onde regras são completamente fixas e mutáveis no desenvolvimento da criança.
Algumas características Hereditárias e o meio ambiente