Analise
Na busca pela concepção de estratégias de Treinamento, Desenvolvimento & Educação, deve se considerar a pessoa como parte de um contexto social e organizacional mais amplo e que extrapole as delimitações do cargo, surge o conceito de “trilhas de aprendizagem”.
Quando o profissional define um curso de ação para o seu crescimento profissional está, na prática, construindo uma trilha.
Cada um concebe sua trilha de aprendizagem a partir de suas conveniências, necessidades, ponto de partida e ponto almejado, integrando seu planejamento de carreira às expectativas da organização, ao desempenho esperado, suas aspirações e as competências que já possui e as que pode desenvolver.
Atualmente a gestão por competências tem sido apontada como um modelo gerencial alternativo aos instrumentos tradicionalmente utilizados. Esse modelo propõe-se a integrar e orientar esforços, sobretudo os relacionados à gestão de pessoas, para desenvolver e sustentar competências consideradas fundamentais à consecução dos objetivos e estratégias organizacionais.
O desenvolvimento de competências só ocorre por meio da aprendizagem, seja individual ou coletiva. A aprendizagem representa o processo ou o meio pelo qual se adquire a competência, enquanto a competência representa uma manifestação do que o indivíduo aprendeu.
Desta forma, podemos concluir que a estratégia trilhas de aprendizagem parece ajustar – se melhor a gestão de