Analise
O centro de todas as organizações são as pessoas. Elas são responsáveis pelo bom funcionamento de empresas, pela qualidade de serviços, por consumir os produtos gerados, por gerir de forma eficiente e responsável essas instituições, entre outras atividades. Dessa forma, o papel do psicólogo organizacional é de extrema importância. Em grandes partes dos casos, é papel do psicólogo analisar o perfil das pessoas, alocá-las de em posições adequadas na empresa, e incentivar que esses funcionários estejam sempre trabalhando de forma ótima.
É papel de um psicólogo, por exemplo, realizar a triagem e a seleção dos profissionais mais capacitados para trabalharem em determinados cargos na organização. Dessa forma, ele garante que pessoas com os pré-requisitos necessários para exercer uma função estejam alocadas nos cargos certos. É papel desse profissional potencializar os recursos humanos que ele dispõem, permitindo que as pessoas desfrutem do que elas podem fazer de melhor, desenvolvendo assim o talento dessas pessoas, e criando profissionais de alta qualificação.
Além disso, um psicólogo organizacional é normalmente responsável pela parte de Recursos Humanos de uma empresa. Portanto, ele deve trabalhar também com o seu “feeling”, isto é, usar de um raciocinio mais subjetivo para analisar as pessoas, o que pessoas com outras formações muitas vezes deixam de fazer, e é em alguns casos essencial para tomadas de decisões. Para isso, ele deve ter uma boa relação com todos os funcionários, realizando feedbacks e explorando os pontos fortes de cada pessoa para otimizar o trabalho de todos e garantindo a excelência da instituição.
Portanto, podemos ver que o psicólogo tem um papel de extrema importância na organização, e fundamental para garantir a qualidade dos serviços e do trabalho de