Analise e Desenvolvimento de Sistemas
NOVOS ELEMENTOS HTML5
Integrante:
Jhonata Arcaro
Daniel Ribeiro
Caxias do Sul – RS
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Desde a década de 90, o desenvolvimento da linguagem HTML (HyperText Markup Language) ficou estacionado na versão 4. De lá pra cá, a W3C esteve focada em linguagens como XML (Extensible Markup Language) e SVG (Scalable Vector Graphics - uso de gráficos vetoriais em navegadores). Enquanto isso, os desenvolvedores desses navegadores estavam preocupados em melhorar as suas funcionalidades, bem como exibir páginas em abas e oferecer integração com leitores de RSS.
No entanto, organizações como Mozilla Foundation, Opera e Apple se uniram para atualizar o HTML e implementar novos e interessantes recursos. O trabalho apresenta algumas novas características do HTML5, assim como também explica a sua funcionalidade e como utilizar as TAGs: section, article, nav, aside, footer, header, time e mark. Da mesma forma que há esses novos elementos, os tradicionais não foram excluídos, pois, para essa atualização também foi considerada a compatibilidade dessas funcionalidades.
2. ELEMENTOS DA ESTRUTURA Abaixo estão relacionados os principais elementos da estrutura que podem ser identificados em uma linguagem HTML:
a) - um item do conteúdo dentro da página ou da seção;
b) - conteúdo relacionado ao artigo (como arquivos e posts relacionados em um blog, por exemplo).
c) - o rodapé da página ou de uma seção;
d) - cabeçalho da página ou de uma seção (é diferente da tag );
e) - destaque no texto (“Caneta marca texto”)
f) - o conjunto de links que formam a navegação, seja o menu principal do site ou links relacionados ao conteúdo da página;
g) - cada seção do conteúdo; e
h) - Define leitura data hora
Figura Elementos da estrutura HTML http://www.infowester.com/introhtml5.php 2.1 Funcionalidades das