analise e desenvolvimento de sistemas
É uma doença provocada por um mosquito chamado Aedes Aegypti, pelo qual transporta o vírus da dengue em sua saliva. A pessoa é contaminada pela picada do mosquito, pode picar pelo dia ou pela noite.
DEFINIÇÕES:
Modo de transmissão
A transmissão ocorre pelo ciclo homem-Aedes aegypti-homem. Após a ingestão de sangue infectado pelo inseto fêmea, transcorre na fêmea um período de incubação. Após esse período, o mosquito torna-se apto a transmitir o vírus e assim permanece durante toda a vida. Não há transmissão pelo contato de um doente ou suas secreções com uma pessoa sadia, nem fontes de água ou alimento.
Obs: Não são todos aeges eagypti que pode esta contaminado pelo vírus e também o mesmo mosquito pode transmitir a febre amarela.
Período de incubação
Varia de 3 a 15 dias, mas tem como média de cinco a seis dias.
O ciclo do mosquito
. O ciclo do mosquito transmissor da dengue é composto por quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto. As larvas se desenvolvem em água parada, limpa. Na fase do acasalamento, em que as fêmeas precisam de sangue para garantir o desenvolvimento dos ovos, ocorre a transmissão da doença.
O seu controle é difícil, por ser muito versátil na escolha de onde deposita seus ovos, que são extremamente resistentes, podendo sobreviver vários meses sem água. Uma vez imersos em água, os ovos desenvolvem-se rapidamente em larvas, que dão origem às pupas, das quais surge o adulto.
Sintomas da doença
O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias, e o intervalo entre a picada e a manifestação É só depois desse período que os sintomas aparecem. Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquito.
Dengue Clássica Febre alta com início súbito; Forte dor de cabeça; Dor atrás dos olhos; Perda do paladar e apetite; Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores; Náuseas e vômitos; Tonturas; Sensação de cansaço;