ANALISE VOLUMÉTRICA "ACIDO BASE"
ITPAC- Instituto Tocantinense presidente Antônio Carlos
Engenharia de Produção- Turma: “A”
Disciplina: Química I
JACKELINE COSTA SILVA e LUCAS LUCIOANÁLISE VOLUMÉTRICA
“Ácido- Base”Araguaína-TO
Outubro de 2014
OBJETIVO DA AULA EM LABORATÓRIO
O principal objetivo desta aula é determinar a concentração de uma solução básica usando uma solução ácida de concentração conhecida.
MATERIAIS E MÉTODOS
Vidrarias e equipamentos utilizados:
Balão volumétrico de fundo chato 100 ml.
Bastão de vidro;
Becker 100 ml;
Bureta 50 ml 1/10;
Erlenmeyer 250 ml;
Funil;
Garra para bureta;
Pera;
Pipeta graduada 25 ml;
Suporte universal;
Substâncias utilizadas:
As substâncias utilizadas nesse método foram (HCℓ- Ácido Clorídrico, NaOH- Hidróxido de Sódio, C20H14O4- Fenolftaleína).
TÉCNICA UTILIZADA: PIPETAGEM –DESCRIÇÃONeste passo separamos uma pequena quantidade de solução HCℓ- Ácido Clorídrico, em seguida girar a bureta em modo horizontal até que o líquido se espalhe dentro da mesma.
Após a lavagem aferir aproximadamente 60 ml da mesma solução (HCℓ- Ácido Clorídrico) transferir para a bureta que deverá esta no suporte universal.
Em seguida aferir na pipeta graduada de 25 ml a solução de (NaOH- Hidróxido de Sódio), transferir para o balão volumétrico de fundo chato de 100 ml, inserir 3 gotas de (C20H14O4- Fenolftaleína).
Quando o líquido estiver rosado colocar o balão volumétrico debaixo da bureta que está no suporte e ajustar a mesma para que comece a cotejar dentro deste balão e ir girando até que o mesmo volte a ficar incolor.
Após o liquido voltar a ser incolor verificar com quantos ml está substância está. Resultado obtido foi de (35,3 ml1 M).
Cálculos utilizados:
Dados:
HCℓ NaOHM¹= 1molar
M²= 1 molar
V¹= 35,3 ml
V²= 25 ml HCl + NaOH → NaCl + H2O N¹ = N² M= N
M¹V¹ M²V² V 35,3 = 1