Analise vertical e horizontal
FASF
2008
ANÁLISE VERTICAL
Também denominada análise da estrutura, a análise vertical envolve a relação entre um elemento e o grupo de que ele faz parte. Relaciona a parte com o todo. A análise vertical envolve elementos homogêneos, mas relativos a um mesmo exercício, ao contrario da análise horizontal, que é relativa, necessariamente, a exercícios distintos. Difere da análise por quocientes, porque, nessa, normalmente a razão estabelecida é entre elementos heterogêneos de um mesmo exercício. Já a análise vertical consiste em se estabelecer uma razão entre elementos homogêneos (a parte em relação ao todo) de um mesmo exercício.
Dividindo o ativo circulante de 19X1 pelo ativo total de 19X1, temos: 200 / 1.000 = 0,2, que é equivalente a 20%. Desse modo, pela análise vertical, podemos observar que o ativo circulante representa 20% do ativo total no ano de 19X1. O grupo do ativo com maior participação é o permanente, que corresponde a 50% do ativo total. ANÁLISE HORIZONTAL
A análise horizontal consiste em se verificar a evolução dos elementos patrimoniais ou de resultado durante um determinado período. Possibilita a comparação entre os valores de uma mesma conta ou grupo de contas em diferentes exercícios sociais. Os elementos comparados são homogêneos, mas os períodos de avaliação são diferentes. Precisamos, de pelo menos dois exercícios para efeito de comparação dos mesmos elementos em demonstrações de períodos distintos.
Dividindo o ativo circulante de 19X2 pelo ativo circulante de 19X1, temos: 150 / 100 = 1,50, que é equivalente a 150%. Assim, pela análise horizontal, podemos observar que o ativo circulante em 19X2 era correspondente a 150% do valor de 19X1, ou seja, em 19X2, ele sofreu aumento de 50% em relação ao ano de 19X1.
VERTICAL: Na Demonstração do Resultado do Exercício, observamos, como bom sinal, um aumento acentuado das Vendas Líquidas da Construtora