Analise vertical e horizontal banco do Brasil e Caixa Econômica federal
PROFESSOR: CLAUDINEI
RELATÓRIOS GERENCIAIS SOBRE AS INSTITUIÇÕES
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL E BANCO DO BRASIL
Anderson Dias
Francisca Kátina
Jaíne Pires
Maria Inês Barbosa
Rodrigo Balaco
Sara Almeida
Yara Pinheiro
Trabalho apresentado como exigência parcial de avaliação na disciplina de Teoria da Contabilidade II, no curso de Graduação de Ciências Contábeis, 6º semestre da Faculdade da Aldeia de Carapicuíba - FALC, sob. Orientação do Claudinei
Comparação Histórica das Instituições Financeiras.
O trabalho apresentado a seguir, é uma breve comparação entre os fatos históricos de duas Instituições Financeiras:
Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal
Banco do Brasil
MISSÃO
A missão espelha a razão de ser da organização.
Com o propósito de torná-la mais sucinta, objetiva, de fácil compreensão e memorização, bem como de manter o vínculo com a realidade e destacar os papéis públicos e privados do Banco, a nova missão é:
“Ser um banco competitivo e rentável, promover o desenvolvimento sustentável do Brasil e cumprir sua função pública com eficiência."
Em 1808 D. João VI chega ao Brasil e determina a criação do 1º banco do país o Banco do Brasil. Em 1817 o Banco do Brasil realiza a primeira oferta pública de ações. Em 1819, a primeira bolsa brasileira no Rio de Janeiro, é construída com financiamento do Banco do Brasil.
O Brasil caminha como nação independente. Em 1838, o comerciante Inácio Ratton funda o Banco Comercial do RJ.
Em 1851, Irineu Evangelista de Souza, empresário gaúcho, denominado Barão de Mauá, cria a nova instituição financeira, denominada Banco do Brasil.
Em 1853, ocorre à primeira fusão bancaria entre os bancos já citados. Em 1863, Banco do Brasil torna-se o único emissor da moeda do território nacional, porem a partir de 1866,