Analise Textual
Coerência semântica: refere-se a relação entre os significados dos elementos das frases em sequência. A incoerência ocorre quando os sentidos não combinam.
Exemplo: ''O carro que meu pai comprou é jovem'' Apesar de haver sentido na frase, o uso da palavra ''jovem'' é inadequado para usar como característica de um carro. O mais adequado seria ''O carro que meu pai comprou é novo''. Coerência sintática: refere-se aos meios usados para expressar coerência semântica, como os pronomes e conectivos. A incoerência ocorre quando esses pronomes são usados de maneira errada.
Exemplo: ''Essa blusa é a minha preferida da loja, porém vou comprá-la'' O uso do ''porém'' está inadequado pois usamos quando queremos dar sentido contrário a frase. O correto seria ''Essa blusa é a minha preferida da loja, por isso/portanto vou comprá-la'' Coerência estilística: refere-se a forma adequada do uso da linguagem ( formal x informal). Ex: ao me dirigir a uma autoridade eu devo fazer uso da linguagem formal, já com os amigos e família eu posso fazer uso da linguagem mais informal. Coerência pragmática: refere-se ao conhecimento sociocultural e o nosso comportamento adequado. O interlocutor deve falar de maneira em que o ouvinte possa entender e sobre o assunto proposto na conversa.
Exemplo:
-Rodrigo, você comprou os livros que sua irmã pediu?
-Mãe, eu acho que hoje irá chover
Podemos notar que Rodrigo não respondeu a pergunta feita fugindo totalmente do assunto e sua resposta sendo irrelevante. Os tipos de texto e gêneros textuais
Narração: Conta um fato e compõe-se de personagens, tempo e lugares.
Exemplo: O gato de Xangai. Era pela segunda vez que o gato chinês ainda morava em xangai. Um dia quando passava pelas ruas de xangai avistou uma gatinha por quem se apaixonou, mas por não ser sua namorada se magoou. Pensava nela todo dia, mas ela não aparecia. Quando já estava desiludido foi almoçar em frente a um restaurante chinês e pela segunda