Analise textual
Acesse: http://www.youtube.com/watch?v=vhqJ3iTi-pQ
O trecho do filme “Entre os muros da escola” procura retratar uma aula de língua; no caso da película, o francês.
A turma de adolescentes questiona o professor sobre dois pontos bastante relevantes:
a) a importância do aprendizado da norma padrão da língua;
b) as diferenças entre o registro oral e o escrito e como distinguir um do outro.
Imagine que você é o professor e responda às 2 questões, apresentando exemplos (máximo de 8 linhas).
Como deveria ser respondida as duas questões acima?
O ensino da língua culta, na escola, não tem a finalidade de condenar ou eliminar a língua que falamos em nossa família ou em nossa comunidade. Ao contrário, o domínio da língua culta, somado ao domínio de outras variedades lingüísticos, torna-nos mais preparados para nos comunicarmos. Saber usar bem uma língua equivale a saber empregá-la de modo adequado às mais diferentes situações sociais de que participamos por exemplo em arranjaremos um bom trabalho,nos especializaremos numa certa área,saber falar no meio da sociedade seja ricos ou pobres de igual para igual,saber interpretar livros ,documentos
Quando se trata de um discurso oral a ser produzido na presença física do interlocutor, é possível ao produtor planejar ao mesmo tempo em que produz, já que ele poderá presenciar as reações imediatas de seus interlocutores e, em decorrência delas, reajustar seu discurso, esclarecendo, explicando, exemplificando, reorganizando a fala.
Assim, não se pode afirmar categoricamente que a escrita é planejada e a fala é espontânea. O planejamento sempre acontece. O que é diferente é a condição na qual este se realiza: ou durante o processo de produção do texto ou previamente em relação a ele.
É preciso considerar, também, que há condições de produção de discurso oral que não possibilitam a presença física do interlocutor, como uma entrevista radiofônica.