Analise textual
Um dos maiores obstáculos do estudo está relacionado com a dificuldade dos estudantes na compreensão dos textos teóricos. Por isso, é de fundamental importância criar condições para a abordagem e inteligibilidade do texto que se busca compreender.
Para alcançarmos esses objetivos, podemos estruturar a nossa leitura de maneira que ela favoreça a nossa compreensão e torne-se nossa aliada na busca e na construção do conhecimento. Para isso, estruturamos esse processo em algumas etapas sobre as quais falaremos a partir daqui.
1.Delimitação da Unidade de Leitura
Delimitação da unidade de leitura – Unidade de leitura é um setor do texto que forma uma totalidade de sentido. Pode ser um capítulo, uma parte ou outra divisão qualquer, desde que forme uma totalidade de sentido sobre um assunto, dentro do seu tema de estudo ou pesquisa. Isso pode ser definido com a observação do sumário ou a análise da introdução do material.
2.Processos da Leitura Analítica
2.1) Análise Textual
É a primeira abordagem do texto com vistas à preparação da leitura. Trata-se de uma leitura atenta, mas ainda corrida sem esgotar toda a compreensão do texto. Busca-se, aqui, uma visão panorâmica, uma visão do conjunto do raciocínio do autor, permitindo sentir o estilo e o método do texto.
Nesse primeiro contato, você deve fazer o levantamento de todos os elementos centrais para a análise e compreensão do texto. Isso demanda marcar todos os pontos de dúvida que exijam esclarecimento para entendimento da mensagem.
O que devemos buscar além das dúvidas?
Para terminar a sua análise textual, você pode (na verdade, deve) fazer um esquema geral do texto que lhe dará uma visão de conjunto da unidade de leitura selecionada.
2.2) Análise Temática
Busca a compreensão da mensagem global contida na unidade de leitura selecionada. Procura ouvir o autor, apreender - sem intervir no que ele escreve -, o conteúdo de sua mensagem.
Busca-se, em primeiro lugar, saber