Analise textual
Ao final desta aula, você será capaz de:
1- Comparar os contextos de produção das atividades de linguagem; 2- Reconhecer a variação da linguagem de acordo com os contextos; 3- Identificar a textualidade a partir dos conceitos coesão, coerência e hipertexto.
Na aula anterior, falamos, entre outras coisas, acerca de contextos formais e informais na linguagem. Nesta aula, vamos conversar sobre a forma como construímos os textos de acordo com cada situação. Por que precisamos falar sobre isso? Simplesmente porque não temos uma única forma de expressão, certo? Pense sobre isso: precisamos nos adequar a cada situação, consequentemente nosso discurso também deve se adequar.
No vídeo anterior, você assiste a uma entrevista que surpreende pela total inadequação entre o que é perguntado e o que é respondido
Como vimos, é certo dizer que a língua não é sempre a mesma em qualquer situação, ela varia de acordo com a região, com a idade, com a situação, com a formalidade ou informalidade do encontro, as pessoas envolvidas. Enfim, possuímos diversos contextos em que a língua se acomoda. A esse fenômeno denominamos Variação linguística. Entretanto, mesmo que haja variação, sempre será necessário que os elementos da língua estejam ordenados e relacionados de forma a haver textualidade.
Veja os seguintes enunciados (clique em cada um para ver o comentário):
1 - Causado embora então gato alienável disponibilidade
2 - A repercussão daquela situação foi muito grande, ainda que houvesse cuidado em desmentir o fato
3 - A casa é
4 - Silêncio! Temos um texto toda vez que tivermos uma ideia completa, mesmo que isso seja feito através de uma única palavra. Um texto não é uma questão de quantidade de palavras, mas sim de comunicar mensagem que possa ser entendida pelo interlocutor, pelo leitor.
Conjunto de palavras x texto
Um pingo de teoria...
Texto é um entrelaçamento de enunciados oracionais e