analise textual
- dar uma visão de conjunto do texto
- nos permitir buscar esclarecimentos sobre o autor, fatos, doutrinas e autores citados no texto, bem como vocabulário
- fazer um esquema do texto Em seguida, é feita a análise temática. Nesta etapa, o leitor deve verificar se compreendeu a mensagem do texto, se as ideias ali expressas estão claras, são objetivas, possibilitam uma boa compreensão. O que se deve observar:
- o tema do texto
- o problema que o autor se coloca
- a idéia central e as secundárias do texto Normalmente isto é feito junto com o esquema do texto. Nele, são indicados cada um dos itens acima, na tentativa de se reconstruir o raciocínio do autor do texto, acompanhando seu raciocínio lógico. Em seguida, parte-se para a análise Interpretativa, que é o momento em que se faz a interpretação da mensagem do autor, procurando:
- situar o texto no contexto da vida e obra do autor, bem como no contexto de outros textos sobre aquele assunto
- explicitar os pressupostos dos quais o autor parte, suas teorias, as correntes de pensamento às quais ele se filia, seus paradigmas, etc.
- criticar o texto com relação à sua coerência, validade, originalidade, profundidade e alcance. Para fazer uma análise interpretativa do texto precisa-se ter leituras anteriores sobre o tema em questão, para que o processo de análise, reflexão e crítica possa ser coerente. Em seguida, tendo um bom conhecimento sobre o assunto, pode-se problematizar o texto, levantando e discutindo problemas com relação à mensagem e às ideias do autor. Somente então pode-se fazer a síntese a respeito do texto.