Analise Teoria Basica da Administração
A área de recursos humanos, também chamada de administração de pessoas, gestora de pessoas, administradora de talentos, etc. É a área que determina todo o esforço da organização para atrair profissionais do mercado de trabalho, adapta-los, prepará-los desenvolve-los e incorpora-los de forma permanente ao esforço produtivo e utilizando de forma efetiva esse profissional. A administração de recursos humanos tem sido descrita como função de planejar, coordenar e controlar a obtenção da mão de obra à organização.
“O homem certo, no lugar certo e no momento certo” É impossível renovar uma empresa sem revitalizar seus integrantes, dessa forma deve se reconhecer e aperfeiçoar as capacidades e habilidades dos integrantes, aumentando ainda mais sua produtividade e melhorando também sua autoconfiança para um ambiente em mutação.
Os executivos tem se mostrado satisfeitos com a tarefa desempenhada pela função de recursos humanos, porém sempre abordam a falta de conhecimento do sistema global que compõe a organização, tendo muitas vezes a dificuldade de balancear as habilidades e experiência de um funcionário com o ambiente na organização.
A função de recursos humanos exerce um duplo papel que é condenado e defendido por muitos autores , se referindo a sua posição de linha e acessória, no qual tem decisão sobre os atos de um individuo e das pessoas envolvidas em seu ato; já por outro lado tem o papel de aconselhar e orientar cabendo ao supervisor de linha tomar as decisões.
Na função de recursos humanos não há um campo no qual defina claramente o que o setor de recursos humanos deva fazer, porém podem são estabelecidos 11 princípios nos quais poderiam ser utilizados pelos administradores de recursos humanos, como: Respeito, Princípio de Justiça, Alinhamento Organizacional, Serviço, Advocacia, Autoridade, Razão, Papel de recursos humanos, o todo versus a parte, medição e não arbitragem e facilitadores de mudança.