Analise temática de medeia, euripedes
Fábio Gonçalves Santos
Literatura Dramática
Prof.Msc.Tiago Carvalho.
Análise temática de Medeia, Euripedes.
A obra Medeia apresenta como objeto da mimese ações de homens de caráter elevado, isto é, Medeia, conhecida nas lendas da antiguidade por seus poderes mágicos, neta do sol, foi heroína por ter salvado Jason das provas impossíveis de ser realizado, feito pelo rei Aietes, e acabou se tornando esposa dele. Porém quando Jason abandona-a por outra, ela se sente magoada, revoltada, angustiada e sai de cena o heroísmo da personagem para entrar a mulher fria, impiedosa, que mata seus dois filhos e ainda a noiva de Jason juntamente com o pai desta para se vingar.
Simplificando, o objeto da imitação é representado nos homens em ação, ou seja, as ações de Medeia. Estes, segundo Aristóteles, se caracterizam eticamente como bons ou maus, no caso de Medeia ela no início foi boa por ter salvado Jason, mas no desenrolar do drama ela foi mau por ter matados seus filhos. Desde no início é possível identificar-se com sua situação e nos compadecer-se com as infelicidades oriundas delas. Pois esta mesma personagem, pela qual temos piedade no decorrer da peça nos aterroriza com seus últimos atos, típico do herói trágico. É interessante perceber que ao contrário do que se acontece nas tragédias gregas, os erros de Medéia são devidos aos seus próprios atos e ela não atribui ao destino ou algum deus vingador.
Segundo Aristóteles, por meio da mimese é expressa por uma linguagem ornamentada, elaborada, através do diálogo e do espetáculo cênico o modo como a imitação se dá e visando a purificação, a liberação das emoções a medida que suscita o temor e a piedade no espectador. O efeito catártico ( a catarse) no drama é apresentado na cena em que Medeia mata seus filhos a partir que suscita o temor no espectador, porém as emoções,o alívio da personagem é expresso depois que mata sabendo que a sua vingança estava cumprida, no momento em que Jason se