analise tematica
Paixão pela química "Ação e reação"
Michael J. Mosley no ano de 2010, produziu o documentário a "História da ciência" na Inglaterra.
Michael, nasceu em Calcutá na índia, no dia 22 de Março de 1957, é um jornalista britânico, médico, produtor e apresentador de TV. O documentário nos esclarece que tudo que imaginamos ser sólido, é apenas ilusão, pois o mundo é composto por átomos. Ele nos leva a época do alquimistas, onde eles eram considerados bruxos e por causa desse preconceito, eram obrigados a se esconderem; quando na verdade eram apenas cientistas em busca da verdade; também desvenda mentiras como por exemplo Lavoisier que hoje é considerado o pai da química, mas na verdade pra chegar a esse posto, roubou idéias de químicos menores pra se safar.
História faz ciência, ciência faz história
Nada é solido, tudo é composto por átomos e esses átomos e esses átomos estão em constante movimento.
A humanidade é composta na grande maioria por buracos vazios, e se tirássemos todos os buracos vazios da humanidade; ela caberia toda dentro de um cubo de açúcar.
Os subtemas presentes são:
Alquimistas: procuravam a pedra filosofal (pedra que transformava metal em ouro), mas ao invés disso descobriram o fósforo através da urina
Química moderna: 1350 a 1700 a sede por metais era muito grande e eles procuravam metais preciosos nas cavernas e nessas cavernas pessoas morriam com o "ar mal" e descobriram que o "ar mal" era o oxigênio.
Também acabaram com o mito de que o mundo era formado só pelos 4 elementos "terra, ar, fogo e água", descobriram 33 elementos químicos incluindo calor e luz.
Química bélica: Lavoisier separou o oxigênio do hidrogênio que era inflamável, e Napoleão usou a idéia de Lavoisier para fazer guerra nas alturas através de balões
Química artificial: William Perkin tentando achar a formula da quinina