Analise SWOT
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8 REFERÊNCIAS 9 APÊNDICES 10 APÊNDICE A – livros, manual e biblioteca virtual 10
1 INTRODUÇÃO
Pesquisa onde fora abordados a Análise SWOT, seu conceito, seus pontos fortes e fracos assim como ameaças e oportunidades em meio interno e externo. Podendo assim ter uma visão clara e objetiva sobre estratégia no momento da criação de um negócio, não deixando de lado a importância de um plano de negócio, incluindo formulação de preço de venda dos produtos ou serviços, considerando suas variáveis no momento de fazer os cálculos de venda destes produtos ou serviços.
2 DESENVOLVIMENTO
SWOT é a sigla dos termos ingleses: Strengths(forças), weaknesses(fraquezas), Opportunities(oportunidade) e Threats(Ameaças). Criada por Kenneth Andrews e Roland Cristenson, e posteriormente aplicadas por inúmeros acadêmicos, a Análise SWOT estuda a competitividade de uma organização segundo 4 variáveis: Forças, Fraqueza, Oportunidade e Ameaças. Através destas variáveis poderá ser feita a inventariação das forças e fraquezas da empresa, das oportunidades e ameaças do meio em que atua. Quando os pontos fortes de uma empresa estão alinhados com os fatores críticos de sucesso, para satisfazer as oportunidades de mercado a empresa será por certo competitiva no longo prazo.
Análise de SWOT é uma ferramenta que pode ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de blog até à gestão de uma multinacional.
No Brasil apesar de muitas empresas já estarem utilizando a metodologia do Planejamento estratégico, ainda pairam dúvidas sobre o que este vem a ser e como deve ser formulado.
A Análise de SWOT é uma das práticas mais comuns nas empresas voltadas para o pensamento estratégico e marketing, é uma ferramenta essencial para uma organização, pois é