Analise swot
Forças
De acordo com dona Irena, seu restaurante possui uma ótima localização, em um ponto estratégico no centro da cidade, onde os turistas desembarcam após o passeio de trem, a Maria fumaça.
Além de sua localização, o restaurante possui um cardápio tradicional de comidas típicas polonesas, tendo como o prato principal o pierogi (um tipo de pastel cozido polonês), tendo o seu cardápio feito à mão, pelo próprio falecido ex-marido, além de contar com o seu ambiente decorado com o mesmo – com mesas feitas de cedro. Contando também com a faixado do restaurante entalhada em madeira.
O restaurante também conta com um cozinheiro experiente, o Ademir, que sabe fazer bem feito os seu trabalho e com responsabilidade, mas um pouco tímido.
Irena está disposta a melhorar seu restaurante, mas procura não gastar muito, pois seu fluxo de caixa não está muito favorável. Porém, garante que seguirá as dicas que iremos propor à ela.
Fraquezas
Infelizmente, o restaurante de dona Irena não tem sido bem visto pelos moradores do Vale da Felicidade, tampouco pelos turistas que visitam o município. Chega-se a essa conclusão por notar que dentre os quatro restaurantes existentes no centro da cidade, o dela é o menos frequentado. E o pior, esse fato nada mais é do que uma consequência das inúmeras deficiências encontradas no mesmo. A começar pela falta de organização interna, que se torna evidente quando é constatado o número de funcionários que trabalham no local: somente o cozinheiro, um garçom e a própria Irena.
Isso desencadeia problemas diversos, quando que por falta de mais empregados, os três se veem na necessidade de se desdobrar para dar conta da comida, do caixa, do atendimento ao cliente, da limpeza, das compras, dos pagamentos, ou seja, dificilmente darão conta de todas as funções.
Pelo mesmo motivo da falta de mão de obra, nasce também a má administração do negócio, uma vez que não há alguém capacitado à função, ocasionando a má aplicação do