analise sociopolitica sobre as cooperativas agropecuarias
Cooperativas são associações autônomas onde visam sempre atender desejos, necessidades econômicas, sociais e culturais de seus associados. As cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentável de suas comunidades, com o intuito de prestar serviços a seus associados, de uma forma que os possibilite para um exercício de uma atividade comum econômica.
Os tipos de cooperativas Existem alguns tipos de cooperativas as principais são: cooperativas agropecuárias, de infraestrutura, de mineração, de saúde e de produção (de bens ou serviços).
Análise dos índices da eficiência social
Faturamento por Associado (F.A) se dá a medida do número de adesões na cooperativa. A retirada de maus cooperados influencia diretamente
Crescimento no Quadro Social (CQS) se dá na capacidade da cooperativa em divulgar e admitir novos associados. A aceitação do ideal cooperativista é muito importante para obtenção deste resultado.
Capital Social por Patrimônio Liquida (CA/PL). Quanto maior participação do associado no patrimônio liquida indica valorização do mesmo. Este termo varia de acordo com a inflação que no período avaliado estava baixo.
Capital Social por Associado (CSA). Houve aumento e pode ser avaliado através dos dados do capital social por patrimônio liquido.
Análise de associados ativos/ Associados total
O resultado de índice é importante para a cooperativa analisam suas ações a fim de manter e captar novos associados. Participação em assembléias (PA). A desmotivação dos associados em participara das assembléias se da principalmente por não sentirem parte do contexto. Ou seja, por vezes eles vão às assembléias apenas como ouvintes das decisões já tomadas pela Diretoria. O associado que não tem sua opinião assistida acaba por sair da cooperativa.
Análise dos índices da eficiência dos recursos humanos
Faturamento por Associado (FF). O crescimento deste item se da quando o crescimento da receita é maior que o social. A