Analise sociológica de "uma noite de crime"
3433 palavras
14 páginas
INTRODUÇÃO Neste trabalho o filme “Uma noite de crime”, cujo The Purge é seu titulo original, será analisado sociologicamente, como a ideologia de Max Webber como base. A história do filme acontece no futuro, em 2022,quando o governo norte-americano constata que suas prisões estão cheias demais para receberem novos detentos, uma nova lei é criada, permitindo todas as atividades ilegais durante 12 horas. Este período, chamado de Expurgo, ou purificação, é marcado por milhares de assassinatos, linchamentos e outros atos de violência por todo o país. O intuito, segundo o governo, é permitir que todos os cidadãos libertar seus impulsos violentos, garantindo a paz nos outros dias do ano. Neste contexto vive a família de James Sandin (Ethan Hawke), um vendedor de sistemas de segurança que prospera graças à Noite do Crime. Quando o evento ocorre, no entanto, o filho de James aceita abrigar um homem perseguido por psicopatas. Logo, toda a família está em perigo, seja dentro de sua própria casa, com a presença do desconhecido, seja pelas ameaças vindas dos psicopatas em frente ao imóvel, que prometem entrar e matar a todos.
ANALISE SOCIOLOGICA
Por ideologia de Max Webber No inicio do filme são mencionados alguns índices, como a taxa de desemprego e a criminalidade, o que traz ao espectador a ideia de uma sociedade ideal. A exceção, que vem logo depois, não apresenta uma lei em si, mas sim uma citação:
“Benditos sejam os novos pais fundadores por permitirem a purificação e limpeza nossas almas, bendita seja América, uma nação renascida”.
Nela podemos analisar que os novos fundadores devem ser louvados e são os mentores de todos. Sendo desta forma, comandam e só assim deixam, concedem ou permitem que a sociedade se liberte do que lhes faz mal, dando sentido as suas e se caracterizando como dominação legítima. Então se estabelece uma ação social racional com a finalidade de uma sociedade saudável, em seguida são apresentados os