Analise sociologica - o enigma de casper hauser
Relações entre o processo de socialização e o filme: “O enigma de Kaspar Hauser”
Curso: Faculdade de Direito
Professora: Ida Raichtaler do Valle
Disciplina: Sociologia
Turma: NA01
- Vittor Augusto de Lima Souza
Introdução
A partir deste texto, pretende-se estabelecer relações entre a importância do estudo sociológico para a compreensão das relações do homem com o mundo que o cerca. Para isso devemos, inicialmente, definir e interpretar os fenômenos condicionados no processo de socialização.
Ao longo deste trabalho comprovaremos a necessidade da construção de uma identidade social – que permite o ingresso do homem na sociedade como um ser pensante e produtivo – do ser humano através de um paralelo entre o filme “O enigma de Kaspar Hauser” e o processo de humanização.
A construção da identidade social e o papel do homem frente à sociedade.
Inicialmente devemos definir o que é o processo de socialização: Segundo as ideias de Luckmann e Berger, todo indivíduo que nasce em uma sociedade não é considerado parte dela, mas possui uma pré-disposição para integrá-la. Ou seja, todo e qualquer ser humano, a partir do nascimento, deve passar por um processo que o torne capaz conviver numa comunidade, para isso ele deve assimilar uma serie de premissas, hábitos, costumes, valores e outros aspectos que definirão se sua conduta será aceitável ou não para a sociedade em que está inserido. Este processo é dividido em duas partes: Primaria e Secundaria.
A Socialização Primaria tem inicio no período da infância do homem, em que a criança interioriza as primeiras normas de conduta características do grupo em que nasceu. O fato de se fazer parte de uma família e ter uma vida pautada em normas e valores constitui a parte inicial da “moldagem” deste individuo que, nesta fase da vida, é obrigado a aceitar os princípios impostos por seus responsáveis, reprimindo suas características instintivas e desenvolvendo as sociais e culturais. Este