analise sociologia
Comunicação Social Publicidade e Propaganda 1º Semestre
Jeferson Souza Mendes
Nós que aqui estamos por vós esperamos
Este filme foi lançado no Brasil e é uma memória do século passado. È uma mistura de imagens de arquivos, documentários e partes de outros filmes; uma espécie de retrospectiva das principais passagens do século XX. Uma amostra do mundo mostrado através da religião, da política, a igualdade entre os sexos, as religiões e o ceticismo de muitos. Faz um retrospecto das guerras e a banalização da vida e da morte. As políticas e crimes adotados pelos chefes de estado como Hitler, Mussolini, Stalin, Pinochet e outros. Mortes provocadas pela loucura de uma época, as injustiças das guerras, tristezas, traumas e desilusões. Também mostra os avanços tecnológicos e científicos com as invenções do Rádio, televisão, telefone, etc.
Aborda a vida das pessoas que na intenção de mudarem de vida mudaram do campo para a cidade na busca de uma vida melhor e passaram a ser apenas números em um mundo capitalista em que eram explorados. A melhora desta vida com novas leis trabalhista que propiciaram a aquisição de bens de consumo que antes eram quase impossíveis e uma jornada de trabalho digna também. As conquistas conseguidas pelas mulheres como a independência, trabalho, forma de vestir e liberdade e o resultado destas novas conquistas. Enfim a mulher modificando-se e conquistando e também arcando com suas novas conquistas. Foca se também a crise histórica de 29, passa por serra Pelada aqui no Brasil, queda do muro de Berlim e demais transformações sofridas e criadas pelo próprio homem gerando novas experiências.
O filme usa o título para mexer com o imaginário de quem vê nos fazer refletir sobre o que se passou e que, nós que aqui estamos não passamos, mas que poderemos, mas somos reflexo disso tudo. Ou poderemos refletir e tentar mudar para não passamos. Refletirmos em que atitudes geram consequências que podem ser benéficas ou