Analise social de uma cidade
Em Santo André como em outros municípios, a desigualdade social é causa de todos os problemas sociais associados ao espaço urbano: violência urbana, habitações irregulares, problemas como o descarte irregular de lixo, falta de estrutura de saúde e educação, trânsito caótico, desemprego, drogas entre outros.
Qualquer programa de desenvolvimento econômico que queira ser efetivo deve lidar com essas questões, promovendo a inclusão social. Nenhuma política de desenvolvimento econômico é válida se gera exclusão e desigualdade social.
Dentre todos os problemas elencados escolhemos os dois que mais afligem esta população que sejam: Habitação e droga dição
O consumo de drogas pelos jovens é comum nos pontos onde a visibilidade é menor. A Praça Eurico Gaspar Dutra no Parque Gerassi é um dos pontos escolhidos pelos jovens. Os moradores do local reclamam da falta de segurança e dos assaltos e dizem que durante a noite é possível ver luzinhas da molecada fumando e fazendo uso de drogas.
Na Rua Fausto, na Vila Linda, o consumo de drogas acontece em um terreno baldio que está localizado em uma travessa da vila. No local é possível encontrar moradores de rua fazendo algazarra toda noite usando drogas e brigando entre si.
A região do bairro Bom Pastor em Santo André é outro local conhecido por policiais como ponto de venda de entorpecentes.
Recentemente a Guarda Civil de Santo André equipe ROMU (Ronda ostensiva municipal ) estave em patrulhamento pela favela da Gamboa área de alta periculosidade visando coibir o narcotráfico onde logrou deter dois meliantes com 30 pinos de crack, 22 trouxinhas de maconha e 25 trouxinhas de cocaína no interior de seu barraco além de R$ 70,00 que era o movimento da boca .Os meliantes foram conduzidos para o 4º DP.sendo autuados em flagrante por tráfico de drogas. O Assistente Social, na expressão da questão social da dependência química, trabalha