Analise sobre a infancia
Com base nos livros DESAPARECIMENTO DA INFÂNCIA e
A INFÂNCIA
CONCEITO DE INFÂNCIA
No livro Postman, “O Desaparecimento da Infância”, utiliza-se da historia para demarcar os princípios da infância, aqui os demarcaremos primeiro, pois assim será mais fácil de entender sua história.
Com base no autor para que o conceito de infância exista é de suma importância que exista na sociedade dois pontos primordiais: a vergonha como padrão social e a educação.
Aprofundando nos tópicos acima citados, primeiro, vejamos a concepção de vergonha empregada na situação. Quando Neil fala de vergonha ele se refere ao pudor de praticar e falar sobre relações sexuais e coisas intimas na frente de crianças, que durante a maior parte da história da humanidade não houve. Sem ela não há como existir a ideia de infância, pois a infância nada mais é que um mundo protegido dos segredos dos adultos, entre esses segredos podemos citar a violência, a morte e, claro, o sexo, logo se não tivermos os cuidados de manter isso a margem das crianças não haverá diferenciação entre o mundo delas e o dos adultos.
Quanto à educação vemos que ao longo da história as crianças não passavam de adultos em miniatura, se entrava no mundo adulto a partir dos sete anos quando se tinha pleno domínio da língua falada e assim podendo morar sozinho, trabalhar e ter relações sexuais como qualquer outro adulto. Foi curiosamente no momento da prensa onde a alfabetização começou a ser necessária e os adultos tinham mais aptidão no manejo com a linguagem que se viu o nascimento de uma nova fase adulta e logo da infância. Neste momento ser adulto não era mais uma questão biológica, mas sim simbólica, é agora algo que se conquista.
Os livros abriram o mundo para uma nova realidade, o aprendizado de tudo que se podia imaginar estava ao alcance da mão, porem estava codificado. Neste momento começaram a