Analise sobre trabalho informal
Contudo a dificuldade de se conseguir um emprego formal está cada vez mais difícil. O mercado de trabalho exige qualificações no qual o individuo que se candidata a determinada vaga não está preparado, com isso o exercito de reserva vai se acumulando e vagas de emprego vão sobrando.
Diante do desemprego o individuo não vê alternativa a não ser o mercado informal. Vendendo doces nos sinais, montando barracas em feiras - seja vendendo alimentos ou produtos importados- montando pequenas lojas em “camelôs”, assim vão se tornando pequenos empresários no mercado informal. A informalidade que está sendo difundida se pauta principalmente no discurso da autonomia, da independência, da transformação de trabalhador em empresário. Com isso, se atribui à pequena empresa uma relevância que induz os trabalhadores a acreditarem que esta pode lhes assegurar mecanismos de proteção social, qualificação e renda. (LIRA, 2008, p.139)
Toda via a informalidade cada vez mais crescente no país, tem preocupado devido à falta de garantia de direitos trabalhistas e previdenciários no qual o mercado formal proporciona.
O individuo que trabalha no mercado informal e não contribui de forma autônoma à Previdência Social, não terá sua aposentadoria garantida, assim como licença maternidade, entre tantos benefícios.
Porém como nos mostra o documentário “Trabalho Informal”, a regularização no mercado formal é de extrema burocracia, além de oneroso, fazendo com que o trabalhador desista de se