ANALISE SETORIAL
CRESCIMENTO DE MERCADO
Atualmente a Natura é a maior empresa no ramo de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos e também no segmento de venda direta. Possui sede em São Paulo, além de fazer operações na Argentina, Chile, México, Peru, Colômbia e na França. São mais de 62,3 mil pedidos por dia feitos através de colaboradores e consultores (as).
A empresa foi escolhida pela revista EXAME como a empresa do ano de maiores e melhores de 2009, abaixo pode observar o ser crescimento de 2007 a 2009. Isso é resultado de uma grande demanda. A marca alcança mais de 100 mil consumidores estando presente em 59% dos lares brasileiros pelo menos uma vez ao ano.
Essa taxa de consumo tão elevado deve-se a um conjunto de fatores macroeconômicos, entre eles estão: o crescimento do poder de consumo em todo o mundo, o envelhecimento da população e aumento da expectativa de vida o que impacta na preocupação com a aparência das pessoas.
Assim incentiva o hábito de cuidados preventivos com a saúde e estética.
LUCRATIVIDADE DO MERCADO
Nos últimos 17 anos, o setor de cosméticos apresentou um crescimento médio composto de 10% ao ano no Brasil. À indústria brasileira, em 2012, faturou R$ 34 bilhões, líquidos de impostos sobre as vendas.
Com a tabela abaixo, podemos perceber que o setor de cosméticos, geralmente, cresce mais do que a indústria geral ou o produto, como um todo, medido pelo PIB. Algumas razões para esse excelente desempenho são o aumento da expectativa de vida da população, levando à maior necessidade de manutenção de uma aparência jovial; o maior acesso das classes C e D a produtos desse tipo; a elevação do valor agregado médio dos produtos adquiridos pela classe C e o incremento da produtividade e da inovação das indústrias desse tipo, promovendo aumento da variedade de bens oferecidos. Segundo pesquisa do Euromonitor de 2012, o Brasil representa o terceiro maior mercado de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, atrás somente dos Estados Unidos