analise sensorial
Métodos usados para análise dos produtos. Existe um número grande de métodos já empregados atualmente, e novos métodos continuam sendo desenvolvidos.
A escolha de um método de análise sensorial para desenvolvimento de produto está baseada na resposta a pelo menos uma das três questões fundamentais:
1 – O produto é aceito/preferido pelos consumidores?
2 – Existe diferença perceptível entre o produto em estudo e algum produto convencional?
3 – Quais os principais pontos de diferença e as suas intensidades?
As respostas a estas três questões permitem classificar os métodos sensoriais em testes afetivos, para a resolução da primeira pergunta; testes discriminatórios (ou de diferença), para a segunda; e análise descritiva, para a terceira.
Os métodos discriminatórios são, em geral, de fácil interpretação, requerem pouco tempo, são relativamente baratos e estabelecem a diferença qualitativa e, ou quantitativa entre as amostras.
OBJETIVO DA ANALISE SENSORIAL
O objetivo final a que se propõe o desenvolvimento, a inovação de um produto e a escolha de sua estratégia de marketing é aceitação por parte do consumidor; todo trabalho que se tem ao se pensar em estudar um produto irá desenvolver o entendimento dos fatores que determinam as percepções do consumidor a cerca desse produto. Uma vez que a qualidade de um alimento implica entre outras coisas, a satisfação do consumidor, é necessário que se tenha em mente que o próprio consumidor é quem deve ditar essa qualidade. Por tanto, cabe ao consumidor determinar os parâmetro de qualidade do produto. E identificando a qualidade relativa aos atributos do produto, podem-se utilizar as propriedades sensoriais em estratégias de marketing do produto. Neste ponto, a análise sensorial mostra-se de extrema importância.
Por meio da análise sensorial, as características ou propriedades de interesse relativas à qualidade sensorial do alimento são identificadas e adequadamente