Analise sensorial de chocolate
INSTITUTO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
TESTE SENSORIAL PARA CHOCOLATE
BEATRIZ
BIANCA
DOUGLAS
SEROPÉDICA, RJ
2013
BEATRIZ
BIANCA
DOUGLAS
TESTE SENSORIAL PARA CHOCOLATE
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Disciplina IT250 T01 de Analise Sensorial na Industria de Alimentos.
Professora:Sandra.
SEROPÉDICA, RJ
2013
Qual o objetivo do teste sensorial?
Resposta: O objetivo do teste sensorial foi verificar a aceitação dos diferentes substitutos de cacau, para a utilização de achocolatados, por meio da habilidade natural humana na análise sensorial para caracterizar as peculiaridades dos diferentes amostras de substitutos da bebida (achocolatado com leite).
Característica dos provadores?
Resposta: Nesta análise os provadores não foram treinados, apenas declararam consumidores de achocolatado, também não sendo alérgicos aos componentes das formulações, mas sendo capaz de poder perceber as seguintes características da bebida como o aroma, o sabor, a coloração e também ter a percepção pra conseguir diferenciar qual amostra não continha a substituição de cacau para o teste discriminativo triangular.
Teste utilizado?
Resposta:Avaliação sensorial foram realizado em duas etapas, sendo estes o teste afetivo quantitativo e o teste discriminativo triangular.
Resultado obtido?
Concluiu-se que os produtos analisados apresentam diferentes propriedades químicas daquelas do cacau, sendo que os aromas foram preferidos nos testes sensoriais.
Analisar o resultado em relação ao objetivo(verificar se o objetivo foi atingido).
O mesmo pôde ser observado para os outros substitutos, já que todos apresentaram valores inferiores ao cacau, com ênfase para a amostra de aroma AS.
Por se tratar de compostos que possuem atividades farmacológicas (aumento da diurese, estímulo do sistema nervoso central e