Analise semiótica
DE EMBALAGEM
Trabalho feito em 11 de junho de 2012.
Da disciplina de Teoria da comunicação Aplicada,
Sob orientação da Professora: Cândida Nobre.
Por Jéssica Almeida e Juliana Cunha.
João Pessoa, junho de 2012.
INTRODUÇÃO
Escolhemos a batata Sensações para fazermos nossa analise semiótica. Pois Ela vem se destacando nos últimos anos. Lançada no início de 2004, a marca Elma Chips Sensações trouxe produtos com sabores autênticos que conquistaram o público adulto. Seus produtos são feitos de batatas cuidadosamente selecionadas, fininhas e sequinhas, com um toque especial de azeite de oliva. Uma combinação irresistível de texturas e temperos refinados.
Hoje a linha Elma Chips Sensações é composta pelos sabores de Frango Grelhado, Peito de Peru, Ao Forno Carne Assada e pelos lançamentos Cebola & Shoyu, Mediterrâneo (tomate, alho e manjericão) e Ao Forno Provolone com Ervas.
CONSIDERAÇÕES SOBRE OS PROCEDIMENTOS DE ANALISE
A análise do produto foi feita segundo o método semiótico ensinado pela professora Cândida Nobre.
A análise semiótica foi dividida em três níveis: as mensagens em si mesmas, a referencialidade da mensagem e a interpretação da mensagem.
RELAÇÃO DO SIGNO CONSIGO MESMO
Primeiramente os aspectos sensórios, o rotulo frontal da embalagem é aquele que é imediatamente visível ao olho do consumidor. Em relação a embalagem que estamos analisando as cores são intensas, e provocam a curiosidade do consumidor. Falo isso porque essa é a primeira embalagem de batatas que é na cor preta e dourada. Que trazem o significado de poder, sofisticação e modernidade.
As cores despertam sensações, definem ações e comportamentos, provocam reações corporais e psicológicas. Elas fazem com que o produto seja sempre lembrado.
A embalagem possui aproximadamente 15 centímetros de altura e 10 centímetros de largura. É feita em plástico. Pesa aproximadamente 45 gramas incluindo o produto.
O produto é voltado para todos os