Analise semiotica
Mensagem plástica
Moldura:
Nas fotos da cena do filme “veludo azul” aparece à mulher no palco com músicos atrás dela e uma plateia em frente o que faz o leitor imaginar que ela é uma cantora, o que quer dizer que é uma moldura física, sabemos que as pessoas que estão ali são reais.
Enquadramento:
Refere-se à dimensão da imagem. Nessa cena o enquadramento ocorre de dois modos, fechado, pois dá uma sensação de proximidade quando a câmera aproxima-se do rosto dela, e aberto, pois da uma impressão de distanciamento quando a imagem dela é distanciada da câmera. Os músicos aparecem no fundo meio desfocados, porque o objetivo é atrair o olhar de quem está vendo para a cantora, a plateia aparece escura pelo mesmo motivo, não tirar a atenção do foco principal.
Ângulo do ponto de vista:
No anuncio o ângulo do ponto de vista imita a visão natural, como se a pessoa que vê a cena estivesse sentada na plateia, até porque o foco principal é na cantora. É uma objetiva de grande focal, pois o segundo plano aparece desfocado, ao contrário do primeiro, que é a cantora. Essa diferença focaliza o olhar sobre a posição central, designando-a visualmente como uma “zona de atenção privilegiada”.
Composição:
Explora a construção axial porque as luzes em direção ao palco convergem o olhar para o ponto estratégico no qual se encontra a cantora, justamente no eixo dos olhos, no centro do palco.
Cores e Iluminação:
As percepções das cores e da luz, apesar de cultural, exibe certa naturalidade que pode auxiliar na interpretação das mesmas. Na cena temos a iluminação toda voltada para o foco principal, que é a cantora, vemos que ela usa um batom vermelho e um vestido preto o que passa a impressão de requinte, sensualidade e poder. Não a iluminação na plateia, pois não querem tirar a atenção das pessoas do foco principal.
Textura:
Iluminação azul, música lenta, a cantora nos transmite naturalidade, suavidade quando meche seus