Analise semiotica da capa do filme demolidor
DOCENTE: KARINA
DISCENTE: FÁBIO HENRIQUE DE SOUZA COLUCCI
Filmes e Gosto Estético Infantil: Contribuições da Semiótica para um Estudo dos Super-heróis e outros Protagonistas
O texto começa abordando o fato de como a indústria hollywoodiana vem ofuscando e denegrindo as outras classes de filmes, sendo que na pesquisa realizada, vê que só é conhecido pelo público infantil, peças de intenso valor apelativo, vindas somente de Los Angeles e relativamente “novos”. Isto “tira de cena” clássicos do cinema e filmes de outros países, inclusive nacionais.
Na maioria dos filmes vistos pelas crianças é perceptível quase sempre o mesmo enredo, de uma luta do bem contra o mal, entre policial e bandido, ou governo contra alienígenas, conforme os estereótipos são estipulados.
Fazendo uma análise semiótica, na capa do DVD de “Demolidor – Um homem sem medo” já temos um título que, aparece em vermelho e com as bordas dos caracteres em amarelo: simboliza o fogo, capaz de arder o mal; perigo; brasas do inferno.
O personagem se mostra em uma roupa de couro vermelha que ressalta seus músculos, junto a uma mulher usando também uma roupa justa com as mesmas cores para o mesmo propósito. Estão em cima de um prédio e ambos armados, ele com uma bengala adaptada e ela com dois sais.
“Os dois personagens estão sérios e direcionam o olhar levemente para baixo – o que observam está abaixo deles. A superioridade está com os dois. A lua é desenhada cheia e em enorme proporção em relação ao contexto. Hiperbólica, contribui para enfatizar o céu avermelhado, atravessado por nuvens disformes. O clima é sombrio, com referência satânica, pois o Demolidor veste-se de vermelho escuro e há pequenos chifres diabólicos, estando tanto armado quanto a personagem feminina. O nome original do Demolidor, em inglês, é Daredevil – “desafiador; ousado”, se usado como adjetivo; embora possa subtender-se o jogo de palavras como Dare + Devil, ou seja, Diabo ousado; Diabo