Analise Semantica
Analise Semântica
Dourados
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Guilherme Victor da Silva 122.1143
Paulo Roberto Roos Filho 122.1145
Vinicius Santos Silva 122.1132
Vitor Barbosa 122.11
Analise Semântica
Trabalho apresentado na
Disciplina de Compiladores do segundo ano, do Curso de
Ciência da Computação.
Professor Ms. Joab Cavalcante da Silva
Dourados
2014
Analisadores léxicos
Um analisador léxico, é um programa que implementa um autômato finito, reconhecendo (ou não) strings como símbolos válidos de uma linguagem. Ele é a primeira fase de um compilador. Sua tarefa principal é ler os caracteres de entrada e produzir uma sequência de tokens para ser feita a análise sintática. Outra função é de remover do programa-fonte os espaços em branco, comentários, tabulações, caracteres de avanço de linha.
Tokens
Um Token é um segmento de texto ou símbolo que pode ser manipulado por um analisador sintático, que fornece um significado ao texto. Em outras palavras, é um conjunto de caracteres (de um alfabeto declarado) com um significado coletivo.
Por exemplo, a sequência: 45 * 10
Será convertida em: < NUM, 45 > < *, > < NUM, 10 >
Onde o atributo do token NUM é o seu valor numérico.
Analisadores sintáticos
A análise sintática transforma um texto na entrada em uma estrutura de dados, em geral uma árvore, o que é conveniente para processamento posterior e captura a hierarquia implícita desta entrada. Através da análise léxica é obtido um grupo de tokens, para que o analisador sintático use um conjunto de regras para construir uma árvore sintática da estrutura. Em termos práticos, por exemplo, pode também ser usada para decompor um texto em unidades estruturais para serem organizadas dentro de um bloco. A vasta maioria dos analisadores sintáticos implementados em compiladores aceitam alguma linguagem livre de contexto para fazer a análise. Estes analisadores podem ser de