analise romantismo
O Romantismo é um movimento amplo de vida e arte que teve início no final do século XVIII e se estendeu até a primeira metade do século XIX. Associado às mudanças sociais e políticas provocadas pela Revolução Industrial e pela Revolução Francesa que, com seu tríplice ideal de liberdade, igualdade e fraternidade, quebrava o império do absolutismo iluminista e difundia pela Europa todo um clima favorável à ascensão da burguesia ao poder.
Origens - No século XVIII predominava o Neoclassicismo, que seguia os moldes da Antiguidade representando o temperamento clássico, racional, limitado a fórmulas bastante desgastadas e distantes da atualidade na época.
No final do século, na Alemanha e na Inglaterra os escritores se insurgem contra os modelos estabelecidos e toda e qualquer forma de limitação do artista, voltando-se para uma linguagem mais pessoal e para os temas mais próximos da pátria, das lendas e dos contos populares.A partir da França, o estilo difunde-se por toda a Europa até que chega ao Brasil, que nesta época também se empenha em sua luta de independência política e cultural.
Momento histórico do Romantismo no Brasil
Grandes transformações políticas marcam a história brasileira na primeira metade do séc.XIX. Num período de menos de cinqüenta anos vimos a transferência da família real para o Rio de Janeiro (1808), a elevação do Brasil à categoria de reino(1816), a independência(1822), um primeiro reinado(D.PedroI, 1822-1831), um período de regência(durante a menoridade de D.PedroII,1831-1840) e o início de um longo segundo reinado, que se estende até 1889. Para o estudo do Romantismo brasileiro é essencial que se compreenda o espírito que dominava esse primeiro período da nova nação: a insatisfação com o alcance das reformas introduzidas por D.João VI; o orgulho nacional despertado pela independência;os projetos de construção do novo país; a luta pela manutenção da unidade nacional;