Analise riscos
REPARAÇÃO DE JANTES
Avaliação de Riscos
TRABALHO -REPARAÇÃO DE JANTES
Objectivos:
A presente avaliação de riscos visa detectar possíveis condições perigosas e factores de risco na actividade de reparação de jantes, com o objectivo de: - Eliminar ou reduzir o risco através de medidas de prevenção na origem, organizativas, de protecção colectiva, de protecção individual ou de formação e informação dos trabalhadores.
Metodologia
A avaliação de riscos envolve cada uma das tarefas afectas à reparação de jantes, nomeadamente recepção das jantes, desempenamento, soldadura, decapagem física, decapagem química, revestimento e embalamento e por fim embalamento e expedição. Para efectuar a avaliação de riscos realizou-se e uma recolha de informação sobre as características e complexidade da actividade de reparação e sobre as matérias-primas e os equipamentos necessários em cada tarefa. Apresenta-se de seguida o diagrama processual e uma breve descrição das operações efectuadas.
Diagrama 1
RECEPÇÃO DE JANTES
DESEMPENAMENTO (MÁQUINA HIDRAÚLICA)
SOLDADURA ( MÁQUINA DE SOLDAR)
DECAPAGEM FÍSICA (GRANALHADORA)
DECAPAGEM QUÍMICA (TINAS DE BANHO)
REVESTIMENTO (LINHA DE PINTURA)
EMBALAGEM E EXPEDIÇÃO
MÓDULO DE AVALIAÇÃO DE RISCOS
Julho 2011 2
TRABALHO -REPARAÇÃO DE JANTES Recepção da matéria-prima: Após a recepção e referenciação das jantes danificadas estas seguem para o desempenamento.
Figura 1 - Recepção das jantes danificadas
Desempenamento: as superfícies serão trabalhadas, na máquina de desempeno hidráulica, até que a jante fique regular.
Figura 2 - Desempenamento das jantes
Soldadura: Nas jantes em que se verificar a falta de fragmentos serão efectuadas reparações po processos por de soldadura.
Figura 3 - Mesa de soldar
MÓDULO DE AVALIAÇÃO DE RISCOS
Julho 2011 3
TRABALHO -REPARAÇÃO DE JANTES Assim que a jante recupera a sua estrutura segue se a