Analise Química - Curso de Medicina Veterinaria
CAMPUS GARANHUNS
As Estratégias de Enfrentamento da Questão Social no Território Local, Aspectos Históricos e Contemporâneos da Realidade Municipal.
GARANHUNS – PE
2014
Alane Albuquerque Silva
Catiane Silva Pereira de Melo
Danielle Jaynara Pontes Teixeira
Lucineide Avelino Alves
Maria Lucicleide Gomes da Silva
Maria Sonaite do Nascimento Mota
Tiago Paixão de Almeida
Trabalho apresentado ao curso de Serviço Social, acerca do tema “Estratégias de enfrentamento da questão social no território local, aspectos históricos e contemporâneos da realidade municipal”, solicitando pelos docentes Clarice Kernkamp, Marilucia Ricieri, Paulo Aragão e Sérgio Goes; para fins avaliativos.
GARANHUNS - PE
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O Brasil é um país abundante em recursos naturais, em biodiversidade e em população, desenvolvendo-se de uma maneira voluptuosa e alcançando altos índices econômicos, chegando a ser a 8ª maior economia do mundo. Mas no âmbito social, principalmente falando da saúde da população, o país possui índices alarmantes e agravantes, com hospitais carentes de estrutura e maquinário, de profissionais e de gestão, tornando a saúde populacional uma verdadeira utopia. Sendo o sistema de saúde único utilizado para atender as pessoas mais carentes, o SUS apresenta-se superlotado e incapaz de atender a todas as necessidades que surgem; seus hospitais são comumente encontrados superlotados de doentes, carentes de profissionais da saúde e com péssima estrutura física. Seja em grandes centros populacionais ou em cidades mais interioranas, hospitais do SUS sucumbem às mesmas problemáticas, como no município de Garanhuns, onde centros locais não conseguem atender a demanda populacional. Para mitigar essa situação, o assistente social pode e deve agir predominantemente com ações sociais visando a orientação e a assistência primária