Analise qualitativa de algumas enzimas
ESCOLA DE QUÍMICA E ALIMENTOS
DISCIPLINA BIOQUÍMICA INDÚSTRIAL
PROFESSOR DR. CARLOS ANDRÉ VEIGA BURKERT
ANÁLISE QUALITATIVA DE ALGUMAS ENZIMAS
Ricardo Lunardi Testa, 46555
Rodrigo de Faria Rodrigues, 56580
Vinicius Granjão, 42755
Rio Grande
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
As enzimas desempenham um papel fundamental no organismo vivo assim como se apresenta no livro de Lehninger, já que catalisam reações bioquímicas de desenvolvimento e manutenção das células. Medindo-se a velocidade da reação catalisada por uma enzima, determina-se sua concentração. Para isso, é necessário utilizar métodos analíticos que permitam medir a diminuição na concentração do substrato ou o aumento na concentração do produto da reação.
Diversos fatores podem influenciar na atividade enzimática, como a concentração do substrato, temperatura, pH, concentração de ativadores e inibidores, concentração do produto. Estas variáveis devem ser controladas. Às vezes, a presença de ativadores e inibidores em sistemas biológicos não pode ser detectada, e por isso não podem ser controlada. Em vista disso, a medida da atividade enzimática não corresponde respectivamente à concentração real da enzima. Deve-se manter a constante durante o experimento, a fim de se medir com precisão a velocidade de uma reação enzimática tais afirmações encontram-se no livro Reguly.
Enzimas são biocatalisadores utilizados em diferentes aplicações. Dentre os principais setores de aplicações estão os alimentos, papel e celulose, a produção de bicombustíveis, detergentes e as atividades que envolvem tratamento enzimático de produtos agrícolas. Já, para enzimas especiais tem aplicações em fármacos, reações para diagnóstico além de inúmeras linhas em pesquisa básica por Lehninger.
Em análises clínicas segundo Lima, freqüentemente utilizam-se enzimas no diagnóstico de doenças. Na indústria farmacêutica, enzimas ligadas a matrizes